Por: Leandro Rosati/ Fotos y video: Juanjo Cavalcante
A piloto brasileira María Nienkötter, de 18 anos, alcançou um grande marco em sua carreira ao ser a primeira vencedora do processo seletivo feminino organizado pelo TCR South America Banco BRB, Cobra Racing Team e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Essa seleção, realizada no circuito de Interlagos, teve como objetivo encontrar o piloto mais completo, avaliando não só a velocidade na pista, mas também uma ampla gama de atributos, incluindo habilidades técnicas e de equipe.
Por isso, neste sábado fez sua estreia oficial na categoria no circuito Juan Manuel Fangio, em Rosário, onde acontece a primeira etapa do TCR South America. Na primeira sessão da manhã sofreu um impacto frontal no Corolla da Cobra Racing Team que obrigou a paragem da sessão. Depois, na primeira fase de qualificação, Leonel Pernía continuou a sua boa evolução ao prevalecer sobre os seus rivais e garantir o seu lugar nas posições mais altas. Esse corte também foi crucial, pois eliminou pilotos como Adrián Chiriano e María Nienkötter.
"Estou muito feliz por ter sido selecionada. É a primeira vez que vou correr na Argentina. O autódromo de Rosário é muito técnico, tem curvas muito difíceis", comentou María Nienkötter, que já tem grandes expectativas para sua estreia, em diálogo com Sobre Ruedas. A jovem piloto espera ficar entre os 10 primeiros em sua primeira corrida em território argentino, o que demonstra sua confiança e determinação para enfrentar este novo desafio.
Classificação
O TCR South America iniciou a temporada 2025 no autódromo de Rosário, onde aconteceu neste sábado a classificação para a primeira etapa do campeonato. Num dia cheio de emoção, Tiago Pernía (Honda YPF Racing) demonstrou o seu grande desempenho e conquistou a pole position, posicionando-se como um dos grandes favoritos para a corrida. Nelson Pique JR e o último campeão, Pedro Cardoso, ficaram para trás.

A classificação, que reuniu os melhores pilotos da região, foi um espetáculo de adrenalina e precisão. Pernía, que mostrou impressionante domínio da pista, conseguiu fazer o melhor tempo e garantiu o primeiro lugar no grid de largada para a corrida deste domingo.
O público mais uma vez disse presente
O Autódromo Juan Manuel Fangio foi o cenário perfeito para o início da temporada 2025 do TCR South America, que reuniu um número significativo de fãs do automobilismo em um espetacular dia de sol. O evento marcou o início de uma nova edição da categoria, que promete emoções intensas e muita ação a cada volta.
O dia de sol acompanhou o início da temporada, proporcionando condições ideais para os pilotos darem o seu melhor na pista. A grande multidão que lotou as dependências do circuito assistiu a um show de primeira linha, onde os torcedores curtiram o retorno da categoria com os melhores pilotos da região.
Competição Fiat
Ernesto Bessone demonstrou seu domínio ao vencer de forma convincente a primeira final do Fiat Competizione, conquistando a vitória na abertura do campeonato, realizada no Autódromo de Rosário. Com um desempenho impecável, Bessone se destacou desde o início da competição e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, deixando claro seu potencial para a temporada.

O pódio desta emocionante corrida foi completado por Daniel Garaggiola, que ficou em segundo lugar, e Sebastián Quirno, que fechou os três primeiros lugares com um desempenho notável.
Programação de domingo
Domingo, 30 de março
8h40 – ABERTURA DA RUA DO BOXE
8h50 – FECHAMENTO DE CAIXAS
9h00 – ABERTURA DA TV E TRANSMISSÃO
9h13 – CORRIDA 1 – (25 MINUTOS + 1 VOLTA – TCR SA)
9h40 – CHEGADA
10h15 às 10h40 – CORRIDA 2 (20 MINUTOS + 1 VOLTA – FIAT COMPETIZIONE)
10h45 às 11h10 – SÉRIE (CAF)
11h10 às 11h50 – VISITA A BOXES e VOLTAS VIP
11h53 – ABERTURA DA PISTA DE BOXE
12h00 – ABERTURA DE TV E STREAMING
12h03 – FECHAMENTO DE CAIXAS
12h13 – CORRIDA 2 (30 MINUTOS + 1 VOLTA – TCR SA)
12h45 – CHEGADA
14h – SÉRIE (CAF)
15h30 às 18h30 – FINAIS (CAF)